Colégio Genius

Colégio Genius

O que é Cooperativismo?

Entenda o conceito

“Uma forma de organização que tem como diferencial promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social  simultaneamente. Baseado na união de pessoas, por ser este o seu maior capital, o cooperativismo é um modelo socioeconômico com referencias de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

Ele visa às necessidades do grupo e não ao lucro, busca a prosperidade conjunta e não a individual. Por sua natureza e particularidades, tem papel determinante na promoção do desenvolvimento sustentável. O cooperativismo alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo.

“O cooperativismo é uma ferramenta fundamental em termos de inclusão social, cidadania e oportunidade para as pessoas.”

 

E o que são cooperativas?

 

“São organizações de pessoas que se unem em busca de melhoria, baseadas em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e são donas do próprio negócio os cooperados, também chamados de associados.  Os objetivos econômicos e sociais nas cooperativas são comuns a todos e os aspectos legais e doutrinário são distintivos de outras sociedades.

O empreendimento cooperativo tem características próprias e se fundamenta nos valores humanos e na dignidade pessoal. É um instrumento que busca a solução de problemas que, de maneira individual, apresentam dificuldades para serem resolvidos. Objetiva viabilizar o associado economicamente, mediante prestação de serviços, desenvolvimento cultural e profissional. As cooperativas funcionam como referencia e centros de segurança para seus cooperados.

“Nos municípios onde há pelo menos uma cooperativa, o I.D.H. tem sido em média 10% superior aos demais.”

Olá, deixe seu comentário para O que é Cooperativismo?

Enviando Comentário Fechar :/