Para o biênio 1991/92

A eleição desta primeira diretoria aconteceu em 04.12.1990, e a posse se deu de imediato, pois medidas administrativas eram necessárias para que a escola começasse a funcionar já em janeiro do ano seguinte. Nessa mesma reunião, o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Edésio, declarou aprovado o Estatuto Social e estava definitivamente constituída a Cooperativa de Ensino de Jaraguá Ltda, para ser a mantenedora do Colégio, o qual, naquele momento, era chamado de “Colégio da Cooperativa”, com sede à Av. Cel. Tubertino Rios, nº 302, Jaraguá-Goiás, onde funcionou até julho de 2008. Essa Diretoria foi composta pelos seguintes membros:

Presidente: EDÉSIO RODRIGUES DA CUNHA LIMA

Vice-Presidente: LÚCIO BENEDITO MARTINS

Diretor Financeiro: CARLOS ANTÔNIO PAIM

Diretora Secretária: BERENICE MACHADO LIRA DE MORAIS

Diretor de Operações: ADEGMAR BENTO PINTO

Diretora Social e de Esportes: PATRÍCIA RAMOS CARDOSO

Membros do Conselho Fiscal: ANTÔNIO EUSTÁQUIO, EDUARDO PASCOAL ROCHA e AYRTON EDUARDO DE CASTRO BASTOS.

No dia 10 de dezembro de 1990, aconteceu, na residência do Presidente Sr. Edésio, a primeira reunião do Conselho de Administração, para tratar dos seguintes assuntos:

-Relatório Financeiro apresentado pelo diretor financeiro Sr. Antônio Carlos Paim;

-Regularização da documentação do “Colégio da Cooperativa”, como era chamado no início, ficando a cargo do Diretor de Operações, Sr. Adegmar Bento Pinto;

-Criação do Conselho Pedagógico, formado por: Adegmar Bento Pinto, Maria Agripina Patrocínio, Danuza Rios, Vanda Faria Morais, Sra. Rosália, Peter Herman, Francisco Maria e Izoldina Darcy Silva. O objetivo principal era formar o corpo Diretivo e Docente, montagem do currículo e grade curricular, elaboração do Regimento, escolha dos livros a serem adotados, sistema de avaliação do professor, elaboração de planilha financeira para definição dos salários e escolha do nome do colégio.

Nos dias que se seguiram, aconteceram várias reuniões, oportunidade em que foram tratados diversos assuntos pedagógicos, documentação, funcionamento e escolha do nome do colégio.

Em uma dessas reuniões, decidiu-se iniciar o 3º ano colegial com apenas 05 (cinco) alunos.

Em reunião realizada em 07.01.91, no recinto das futuras instalações do colégio, foram apresentados vários nomes para o colégio da cooperativa. Ficou decidido que as sugestões seriam apresentadas aos pais dos alunos, e, aquele de preferência da maioria deles seria apreciado em outra reunião.

Não há registros de nomes sugeridos, nem do nome escolhido, porém, nas reuniões seguintes já se referiam à escola como EDUCANDÁRIO GENIUS, e não mais “Colégio da Cooperativa”.

Em 2003, devido às necessidades de um nome mais acessível e condizente com os seus objetivos, demonstrando ser uma instituição em constante evolução, aliada ao progresso e às necessidades previstas em lei, a COENJA mudou o nome da escola de Educandário Genius para “COLÉGIO GENIUS”.

Apesar das dificuldades, funcionamento precário e enfrentamento aos negativistas, a COENJA, através da Lei nº 494/91, de 15.07.1991, da Câmara Municipal de Jaraguá, foi declarada de utilidade pública municipal, e, 10 (dez) anos mais tarde, pudemos ser contemplados, pela então prefeita D. Márcia, com a doação de uma área institucional de 9.085 m², onde estão localizadas as modernas instalações do Colégio Genius.

Nesse primeiro ano de funcionamento, o Educandário Genius encerrou o ano letivo com 150 alunos e, em 1992, com 93 alunos.

Olá, deixe seu comentário para 1º Diretoria da Cooperativa de Ensino de Jaraguá